Vida útil do EPI

Qual a vida útil dos Equipamentos de Proteção Individual?

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um recurso amplamente empregado para a segurança do trabalhador no exercício de suas funções, sendo assim, a sua vida útil está relacionada ao uso correto e a frequência. Ele deve ser substituído sempre que estiver em condições não higiênicas para o uso e/ou danificado.

Importante: não se deve imaginar que o EPI tem duração ilimitada, ou seja, uma vez adquiridos, vão durar para sempre.


Qual a durabilidade do Equipamento de Proteção Individual?

Como qualquer tipo de equipamento, o EPI sofre desgaste com a utilização, a durabilidade é variável dependendo do ambiente de trabalho, tipo de trabalho, qualidade do equipamento, higienização e principalmente pela utilização correta do usuário.

Dicas para maior vida útil do EPI:
- Conheça o tipo de atividade que o colaborador executa, e quais produtos tem contato durante a execução;
- Conheça o ambiente de trabalho a que o colaborador está exposto: aberto, fechado, e/ou confinado;
- Com as informações anteriores procure orientação de um profissional da área de segurança e saúde no trabalho,solicitando a indicação do EPI de acordo com a atividade desenvolvida, e;
- Solicitar treinamento específico para utilização correta do equipamento indicado, pois sem este de nada adiantará as demais iniciativas.

Importante: funcionários bem treinados e portando equipamentos de proteção de boa qualidade significa economia para empresa.